Parabéns Sly


A franquia Os Mercenários, apesar de bem intencionada e de possuir no elenco a elite do cinema “casca-grossa”, está ainda longe de apresentar o mesmo fascínio que as produções descerebradas dos filmes de ação oitentistas exerciam no público. Ainda que não sejam os filmes dos sonhos, é louvável ver o Sylvester Stallone reunindo “os amigos” e se divertindo a valer em cenas exageradas conduzidas por diálogos que nunca seriam proferidos por personagens do Woody Allen.

E falando em Stallone, domingo (dia 6 de julho) foi o aniversário do cara. E pensar que esse sujeito, que conquistou o mundo ao interpretar Rocky Balboa e deu vida ao Rambo, no início de carreira não tinha um tostão furado nos bolsos. Inclusive chegou a passar fome.

A falta de perspectiva era tanta que o nosso amigo Sly, sem nada para perder, chegou a protagonizar, em 1969, um filme erótico de notória pobreza.

Para homenagear o aniversariante, publicamos aqui alguns cartazes de trabalhos que marcaram a carreira desse cidadão que atende pela alcunha de Michael Sylvester Gardenzio Stallone.

1976


Rocky é um filmaço escrito e estrelado por Stallone e dirigido por John G. Avildsen. Esse longa-metragem chegou a ser premiado com Oscar. Mais tarde o ator colocou as luvas de boxe revisitou o personagem mais cinco vezes.

(1982)

 Originariamente oriundo das páginas do romance literário escrito por David Morrell, o filme First Blood mostra o protagonista um soldado, John Rambo, traumatizado pela guerra e ainda tendo que enfrentar um grupo de policiais malas sem alça.
Assim como Rocky, o personagem Rambo é outro personagem icônico da cultura pop vivido por Stallone e que gerou uma franquia de filmes. Apesar de soldado ser um personagem denso e originalmente violento, gerou um desenho animado voltado para a garotada.

 
(1986)

Cobra foi marcado por frases antológicas proferidas pelo protagonista, um policial desprovido de qualquer senso de politicamente correto. Aliás, se hoje muitos consideram o Capitão Nascimento do nosso Tropa de Elite a epítome do sujeito fascista por não dar chance aos criminosos, Cobra também não fica para trás.
O roteiro desse filme, que também é assinado pelo Stallone, é baseado em uma obra literária. 
Agora o momento Revista Contigo aqui no blogue: No elenco do filme há gostosa atriz Brigite Nielsen, que na época iniciou um romance com Sly. Porém, dizem as más línguas, a relação findou-se anos mais tarde quando Nielsen traiu Stallone com uma outra mulher!!

1987
Falcão - O Campeão dos Campeões é um dramalhão enfadonho dirigido por Menahem Golan e roteirizado pelo próprio Sylvester Stallone, que mais uma vez interpreta um sujeito pobretão com poucas perspectivas de se dar bem na vida.
A trilha sonora de Falcão conta com um video-clipe divertido e exagerado, protagonizado por Stallone e pelo roqueiro Sammy Hagar, ex-vocalista do Van Halen.



1993
No início dos anos 90, o longa-metragem Duro de Matar ajudou a reinventar o gênero de ação. Após então esse advento, todo mundo queria ter um Duro de Matar para chamar de seu. Steven Seagal, por exemplo, protagonizou o Força em Alerta, que é um Duro de Matar no navio. Já Sylvester Stallone, protagonizou esse Duro de Matar nas montanhas.

1993
Esse é na minha modesta opinião o filme mais divertido que Stallone protagonizou nos anos 90. Trata-se de uma divertida ação futurista onde o ator está bem à vontade em um papel que o permite destilar frases engraçadinhas quase que o tempo inteiro. Há também a presença de um vilão fodaralhaço interpretado por Wesley Snipes, que inicialmente chegou a ser cogitado ter a interpretação do Jackie Chan

A sociedade do futuro, que em certos aspectos lembra conceitos distópicos e utópicos semelhantes ao livro Admirável Mundo Novo, também é um aspecto bacana. Vale também destacar o par romântico do Stallone: uma Sandra Bullock ainda no início de carreira.

1995
Após os bem sucedidos Batmans do Tim Burton, os anos 90 viram uma enxurrada de filmes de super-heróis oriundos das HQs. Muitos desses personagens não eram conhecidos do grande público. Entre eles estão O Corvo, O Sombra, Rocketeer e… esse Juiz Dredd.

O longa-metragem não apresenta o mesmo teor politicamente incorreto da HQ, mas para os mais curiosos, compensa com uma trilha sonora bacana com nomes como The Cure e White Zombie.
Apenas um adendo: O Dredd vivido pelo Karl Urban, apesar do roteiro demasiadamente simples, dá uma sova de laço no Dredd vivido pelo Sly.

2013

Apesar de algumas derrapadas no roteiro, considero Rota de Fuga mais divertido que a franquia Mercenários. Além disso, o filme conta com a dupla Stallone e Schwarzenegger (ícones máximos do cinemão botocudo) se divertindo aos montes. Entretenimento garantido.

Três filmes que merecem menção honrosa: Tango & Cash, Lock Up e Copland.
Previous
Next Post »