Quando eu li nos locais mais variados da web declarações de amor rasgadas ao filme Invocação do Mal, logo fiquei curioso em relação a esse longa-metragem, já que alguns mais afoitos bradavam que tal obra é “o melhor filme de terror do século XXI”. Se bem que, ao meu entender, ainda não estamos nem na metade do século. Mas enfim…
O fato é que, na minha opinião, Invocação do Mal é mesmo um bom filme e deixa a maioria dos seus concorrentes comendo poeira.
A sinopse do longa-metragem não apresenta grandes inovações, visto que nada mais é do que aquela prosaica história de casal mal assombrada, igual a cerca de 2324 filmes desse subgênero lançados a cada segundo. O diferencial é mesmo a competência com que o diretor James Wan contou essa história. Wan, que também é o diretor do carniceiro Jogos Mortais, aposta em sustos sutis, mas ao mesmo tempo muito eficientes.
A trama gira em torno de uma família que se muda para uma casa atormentada por forças ocultas. Para se livrarem desse, digamos assim, contratempo, eles contratam uma dupla de investigadores de casos sobrenaturais.
O filme apenas não é melhor porque, mais para os momentos finais, James Wan manda a sutileza passear e transforma tudo em um videoclipe desnecessário. Uma pena, pois ficou parecendo aqueles times que jogam bem a partida inteira, mas justo nos últimos minutos do segundo tempo, começam a dar balão!
OBS: Invocação do Mal é baseado em uma história real. E nesse caso não é marketing “pegadinha do malandro”, já que o casal de investigadores, Ed e Lorraine Warren realmente existiu.
OBS: Invocação do Mal é baseado em uma história real. E nesse caso não é marketing “pegadinha do malandro”, já que o casal de investigadores, Ed e Lorraine Warren realmente existiu.
Recomendado para: Quem pensa que só os japoneses conseguem filmar fantasmas assustadores.
Título: Invocação do Mal
Diretor: James Wan
Ano de lançamento: 2013
Tempo de duração: 112 minutos
Gênero: Terror
Sign up here with your email