WEBCOMIC DA SEMANA: A GERAÇÃO DAS MÍDIAS SOCIAIS



Continuando nossa leva de pílulas semanais de quadrinhos digitais, chega minha vez de fazer a recomendação. Decidi postar uma webcomic relativamente famosa, mas que merece ser conhecida por todos, nem que seja para ser refutada por você da mesma maneira que a internet fez com o Ben Affleck no papel de Batman.. 

A original foi publicada no blog http://zenpencils.com/comic/129-marc-maron-the-social-media-generation/, e a tradução pode ser conferida em ínumeros sites, como por exemplo http://complexogeek.com/2013/09/08/por-favor-alguem-presta-atencao-em-mim/ . O "enredo" é todo baseado numa citação do comediante americano Mar Maron, brilhantemente interpretada (ou deturpada?) pela arte de Gaving Aung Than.

O que comentar sobre a webcomic, então? Bom, eu sou uma criança da geração das mídias sociais. Minha primeira reação foi "esse cara tá me chamando de drogado?". Mas o buraco é bem mais embaixo. No fim, é tudo sobre carência. A gente pode discutir eternamente se a minha geração é mais carente que as anteriores, mas com toda a certeza do mundo, nós temos muito mais meios para expressá-la, como jamais houve antes. O autor consegue, por meio de suas metáforas artísticas geniais, fazer você pensar no que foi mostrado. E mais ainda, consegue fazer você se identificar com o que tem por trás de todas essas hipérboles.





Porque tudo isso não é nada mais do que uma estratégia (efetiva) de fazer a mensagem chegar até o receptor. Quando eu me revoltei, eu automaticamente quis criar argumentos do porquê não fazia sentido me comparar com um drogado. No fim, estava pensando em todas as vezes que deixo de conversar para checar minha timeline  do Facebook no celular. Ou quando deixo de ler um livro para  bater meu record no último jogo que baixei. E por aí vai.

No fim, o vilão não é meu celular ou meu vício por jogos irritantes. Não é o Mark Zurckerberg ou o Steve Jobs e o Bill Gates. Não são as mídias sociais nem as tecnologias que nos afastam. Somos nós mesmos que estamos cada vez mais distantes . Tem algo errado com a minha (nossa?) geração. E aí, meu amigo, o buraco é bem mais embaixo.

Mas voltando para o assunto do post. Para quem tem a curiosidade (ou é preguiçoso demais para ler - o que mesmo tu está fazendo neste blog?), saiu uma adaptação da webcomic para o Youtube. Para quem entende inglês, vale a pena conferir: 


Semana que vem tem mais.


Previous
Next Post »