Darth Vader - Legião do Bem


“Há muito tempo, em uma galáxia muito distante…” Essa é a frase que inicia o texto introdutório da saga cinematográfica Star Wars.

“Há pouco tempo, em Santa Maria, bem perto da gente e com muitas histórias bonitas para contar.” Essa é a frase que pode iniciar a saga da Darth Vader - Legião do Bem, projeto beneficiente baseado na franquia Star Wars, a criação mais famosa do cineasta George Lucas

Esse projeto, voltado completamente para o lado benéfico da força, tem levado conforto e alegria para crianças em tratamento oncológico, (especialidade que estuda tumores malignos), porém, devido a solicitação de hospitais, creches e orfanatos, essa ação já atende também crianças com outras doenças.

O mestre jedi, mentor do projeto, é o professor Hernán Mostajo, que possui uma longa experiência com o trato de crianças e adolescentes. Experiência esta adquirida desde a fundação do Museu de Ufologia de Itaara no ano de 2001, onde o público-alvo compreende as escolas desde o nível da pré-escola até ensino médio e superior.


Somado a isto, Mostajo ainda tem 10 anos de atividades realizadas com o Observatório de Astronomia Itinerante COSMOS, que já atendeu mais de 280 mil alunos e professores em 133 cidades do Rio Grande do Sul.

Hoje o projeto está bem adaptado, pois visitamos hospitais com crianças em tratamento oncológico e outras patologias, participamos de campanhas institucionais governamentais ou de ONGs, participamos de eventos Solidários para crianças carentes, visitamos centros de  apoio a crianças com câncer em Santa Maria CACC e a TURMA DO IQUE - HUSM”, declara o professor.


Foi no dia 15 de Setembro de 2013 que oficialmente a Darth Vader – Legião do Bem surgiu em nosso sistema solar para trazer alegria para as crianças. Para a elaboração do projeto, foram realizadas várias ações de planejamento, tais como:
- Adquirir a licença da Disney para a divulgação pública em grande escala de mídia dos personagens da Saga Star Wars;
- Realizar a compra dos vestuários devidamente licenciados da marca por meio de seus representantes no Brasil e EUA;
- Seguir o padrão do projeto americano de trabalho solidário nos hospitais, em especial com as crianças em tratamento oncológico;
- Criação e adaptação do projeto na realidade brasileira desenvolvido por uma psicóloga e psicopedagoga;
- Conhecer a realidade do câncer infantil por meio de ampla leitura de artigos científicos, bem como visitando hospitais;
- Elaboração de um plano de ação de visita aos hospitais. Inicialmente era previsto somente em Santa Maria que atende pacientes do Rio Grande do Sul em tratamento oncológico;
-Criação de uma equipe voluntária de trabalho e divulgação obedecendo a Lei do Voluntariado e também o Estatuto da Criança e Adolescente;
- Apresentar o projeto para os hospitais que tratam o câncer infantil no Estado.

Um vilão de bom coração

Quem conhece os filmes da franquia Star Wars bem sabe que Darth Vader não faz parte do time dos bonzinhos. Mas então, porque a escolha do cara, que desejou dominar a galáxia, como o símbolo de uma ação solidária? Mostajo ressalta nesse caso que o obscuro Jedi é atípico e foge do estereótipo do cara comportadinho comum aos super heróis tradicionais. 


“A utilização do personagem Darth Vader é um grande desafio, pois a figura na série é de um grande vilão, papel que foi bonzinho no início antes de ser lord. Porém no sexto episódio, Vader salvou o seu filho da morte”, explica o coordenador do projeto, que ressalta o lado filosófico e redentor do personagem.

Além disso, tal figura gera curiosidade entre as crianças. Quem é o cara de preto? O que ele vem fazer aqui? Enfim, o professor acredita que esta curiosidade é fundamental no projeto e desperta o envolvimento da criança pelo mistério.

Darth Vader desistiu do lado obscuro da força

Os jedis da Legião do Bem convenceram Darth Vader a participar do lado claro da força. Para isso, Mostajo afirma que  uma nova linguagem para o personagem foi necessária para apresentar Vader as crianças.


“Ele retornou das estrelas para fazer o bem  e como não está adaptado, o ex-vilão faz coisas demasiadamente infantis, como correr com cadeirantes nos corredores dos hospitais, dar flores para pessoas que ajudam crianças doentes, e o principal de tudo: doar brinquedos sempre que é visitado um hospital”, explica Mostajo, enfatizando que essa é a marca registrada do Projeto Darth Vader Legião do Bem.

Atualmente a Legião do Bem é formada por 23 membros divididos em dois grupos: os que atuam diretamente que são os que moram em Santa Maria,  e o grupo que faz divulgação e recolhe ou doa brinquedos que é de fora do município e até mesmo de fora do estado.

“Como o projeto está ampliando e em breve teremos mais dois ou três personagens, começamos uma nova etapa no projeto, que é a assistência aos pais e familiares, visitando as crianças mesmo não estando caracterizados como os personagens. Assim levamos otimismo e fé para os pais que estão fragilizados”, declara Mostajo.

Diante desse trabalho tão bacana em prol da felicidade das crianças e, consequentemente dos adultos, vale mesmo a pena desejar que a força sempre esteja com a Darth Vader Legião do Bem.


Colaborou com a postagem a jornalista Camila Severo Porciúncula.
Previous
Next Post »