Mais um Spot do Iron Man 3


O Homem de Ferro foi criado em 1963, pela lenda viva Stan Lee, auxiliado pelo roteirista Larry Lieber e pelo desenhista Don Heck. A primeira publicação do herói enlatado foi em Tales of Suspense #39.
Iron Man, assim como boa parte dos personagens de Stan Lee, refletiam o momento em que o mundo vivia na época. E vale ressaltar que a década de 60 proporcionou um turbilhão de acontecimentos tanto na esfera política como a social. A luta pelos direitos civis, a crise dos mísseis em Cuba, o acirramento da Guerra Fria, entre outros fatos, serviam como base para Stan Lee moldar o seu universo de super-heróis.

Lee sempre fez questão de criar heróis humanizados, que possuem qualidades e defeitos como eu, você, o padeiro da esquina e etc. Com Tony Stark não foi diferente. Desde a sua gênese, o Homem de Ferro foi um sujeito contraditório. O cara é um bilionário que angariou boa parte da sua fortuna fabricando e vendendo armas. Ele é um cidadão que podia estar roubando, desviando dinheiro público, mas não, ele ganha a vida vendendo artefatos bélicos, fato esse que o torna um dos combustíveis para a indústria da morte e da guerra. Além disso, ainda deve enfrentar problemas com a bebida.


Para tornar um sujeito assim amável diante dos olhos dos leitores, a fórmula encontrada por Stan Lee foi colocar-lhe um problema sobre a qual não tinha controle: a constante ameaça dos estilhaços de bomba em seu coração. E também inserir nas tramas doses de romance, visto que, infelizmente, a receita de colocar um romance açucarado funcionou desde os primórdios da humanidade, passando dos clássicos literários aos dramalhões mexicanos. 

Desta forma, embora declaradamente um playboy ávido para copular com toda e qualquer fêmea humana que lhe pareça atraente, Tony Stark na realidade tem sentimentos de amor por sua secretária Pepper, no Brasil originalmente batizada Pimentinha (putz!!).

O aspecto ideológico das histórias do Iron Man se encontram, em parte, nos vilões que aparecem para atazanar a vida do (anti) herói. O time de fascínoras nas histórias do Homem de Ferro estão relacionados ao conflito capitalismo versus socialismo. Sujeitos como Mandarim, o Dínamo Escarlate, Bárbaro Vermelho, Homem de Titânio e outros são carregados de conteúdo ideológico.

Mandarim
Obviamente que temas como Guerra Fria não estão em evidência nos filmes novos do Homem de Ferro, por outro lado, o tema terrorismo e a indústria de guerra são constantes.

O terceiro filme do Homem de Ferro vem aí e junto com ele, obviamente, proliferam em tudo quanto é site nerd (sim, o pessoal ainda usa esse termo) comerciais curtos com cenas editadas de forma frenética.
Mesmo assim, o Satélite Vertebral, sempre atento ao que a Marvel apronta nas HQs e nos cinemas, divulga aqui um desses comerciais.


Previous
Next Post »